O objetivo principal do projeto “Aprendendo nos museus: conhecendo estratégias educativas e repensando uma pedagogia museal para crianças”, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI), da PUC-Rio, é investigar alguns Setores Educativos de Museus e Centros Culturais da cidade do Rio de Janeiro com o intuito de mapear e conhecer as atividades oferecidas ao público em geral – e mais especificamente às crianças de 0 a 6 anos -, a estrutura de funcionamento mantida pelas instituições, os agentes sociais que neles atuam e, principalmente, as estratégias pedagógicas desenvolvidas nesses espaços.
Fundamenta-se teoricamente em três eixos-bases:
(1) Bibliografia sobre infância, a qual se concentra no campo da sociologia da infância.
(2) Literatura sobre museus e centros culturais como espaços de educação não-formal alicerçada nos autores que versam sobre as questões museológicas de aspecto social.
(3) Estudos de teóricos que realizam a interface entre museu e educação. Junto ao estudo teórico é desenvolvida pesquisa de campo que investiga o atendimento oferecido às crianças em visitas escolares do segmento de Educação Infantil nos setores educativos de museus e centros culturais da cidade do Rio de Janeiro com o intuito de produzir conhecimento teórico e fornecer subsídios para que essas instituições repensem suas ações e percebam a importância de construírem uma proposta pedagógica estruturada para esse público específico.